Cursos

Planejamento Estratégico

18 Horas

Sobre o curso

Objetivos

Planejamento estratégico e pensamento analítico: O principal objetivo no curso é desenvolver a capacidade analítica e crítica frente ao planejamento estratégico aplicado às organizações, sempre visando a estruturação do pensamento para as decisões que interferem no dia-a-dia da empresa e que interferem diretamente nos resultados organizacionais. Nós iremos discutir desde o posicionamento competitivo da empresa como vantagem competitiva cenários e análise do setor que que a empresa atua, passando pela análise das principais capacidades e recursos internos da empresa, para que seja possível verificar como lidar com as ameaças e oportunidades do setor. Trataremos também da rede de valor desenvolvida pela empresa, como, cadeia de valor produtiva, como capturar valor na cadeia, curva de valor e inovação de valor. Por fim, mas não menos importante, trataremos de um ponto crucial no planejamento estratégico, a sua implementação.

Corpo Docente

Profa. Dra. Marina Gama

Profa. Dra. Marina Gama

Doutora em Administração de Empresas na linha de pesquisa em Estratégia Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). No ano de 2016 foi Visiting Scholar no College of Business na Universidade de Illinois Urbana-Chapaign. Mestre pela Fundação Getulio Vargas (FGVEAESP) em Fev/2014. Especialização em Administração para Graduados (CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas SP (FGV-EAESP). Graduada em Administração com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Docente em estratégia empresarial, governança corporativa, metodologia e precificação na graduação e na Pós-graduação. Mais de 12 anos de experiência trabalhando em multinacionais na área de precificação.

Conteúdo programático

Posicionamento competitivo

– Cenários e análise do macro ambiente
– Análise de indústria – Modelo de Porter ampliado
– Identificação e mapeamento das principais forças competitivas
– Análise swot

Proposta de valor

– Criação de valor para cliente e demais stakeholders
– Estratégias competitivas e trade-offs estratégicos
– Curva de valor e gaps estratégicos
– Inovação de valor

Rede de valor

– Cadeia de valor e cadeia produtiva
– Criação e captura de valor de cadeia
– Verticalização e desverticalização
– Reconstruindo a cadeia de valor

Ativos e competências estratégicas

– Ativos tangíveis e intangíveis
– Sustentabilidade da vantagem competitiva
– Árvores de competências estratégicas
– Competência essencial/rigidez essencial
– Ferramentas de avaliação de desempenho global

Este curso faz parte das trilhas e MBAs:

Os cursos do LIT são modulares. Assim, um curso te leva a várias trilhas e otimiza seu aprendizado.

Ver mais trilhas

Trilha MBA com ênfase em Inteligência de Mercado e Marketing

Trilha MBA em Gestão de Negócios

Trilha MBA com ênfase em Finanças Corporativas

Trilha MBA com ênfase em Estratégias Empresariais

Trilha MBA com ênfase em Empreendedorismo

Trilha MBA com ênfase em Seguros

Trilha MBA com ênfase em Liderança

Trilha PDL - Programa de Desenvolvimento de Líderes

Tenha acesso a premiada plataforma digital da Saint Paul, eleita por 5 vezes uma das melhores escolas de negócios do mundo

Conheça os planos

E experimente o LIT por 7 dias sem pagar nada.

Mensal

R$ 129,90/mês
  • Teste 7 dias grátis no primeiro mês
  • Acesso ilimitado a todo o conteúdo
  • Cursos com certificado da Saint Paul
  • Cancele a qualquer momento sem taxa

Anual

R$ 64,95/mês Promoção de R$ 1.558 por R$ 779 até 15/11
  • Promoção Esquenta LIT Friday com 50% de desconto até 15/11
  • Economize R$ 779,40 no plano anual / valor promocional não acumulativo
  • Acesso ilimitado a todo o conteúdo
  • Cursos com certificado da Saint Paul

Para sua empresa

Consulte-nos
  • Acesso ilimitado a todo o conteúdo
  • Cursos com certificado
  • Dashboard para acompanhamento
  • Descontos progressivos
  • Data learning analytics
Solicite agora