Cursos

Planejamento Estratégico

18 Horas

Sobre o curso

Objetivos

Planejamento estratégico e pensamento analítico: O principal objetivo no curso é desenvolver a capacidade analítica e crítica frente ao planejamento estratégico aplicado às organizações, sempre visando a estruturação do pensamento para as decisões que interferem no dia-a-dia da empresa e que interferem diretamente nos resultados organizacionais. Nós iremos discutir desde o posicionamento competitivo da empresa como vantagem competitiva cenários e análise do setor que que a empresa atua, passando pela análise das principais capacidades e recursos internos da empresa, para que seja possível verificar como lidar com as ameaças e oportunidades do setor. Trataremos também da rede de valor desenvolvida pela empresa, como, cadeia de valor produtiva, como capturar valor na cadeia, curva de valor e inovação de valor. Por fim, mas não menos importante, trataremos de um ponto crucial no planejamento estratégico, a sua implementação.

Corpo Docente

Profa. Dra. Marina Gama

Profa. Dra. Marina Gama

Doutora em Administração de Empresas na linha de pesquisa em Estratégia Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). No ano de 2016 foi Visiting Scholar no College of Business na Universidade de Illinois Urbana-Chapaign. Mestre pela Fundação Getulio Vargas (FGVEAESP) em Fev/2014. Especialização em Administração para Graduados (CEAG) pela Fundação Getúlio Vargas SP (FGV-EAESP). Graduada em Administração com Ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003). Docente em estratégia empresarial, governança corporativa, metodologia e precificação na graduação e na Pós-graduação. Mais de 12 anos de experiência trabalhando em multinacionais na área de precificação.

Conteúdo programático

Posicionamento competitivo

– Cenários e análise do macro ambiente
– Análise de indústria – Modelo de Porter ampliado
– Identificação e mapeamento das principais forças competitivas
– Análise swot

Proposta de valor

– Criação de valor para cliente e demais stakeholders
– Estratégias competitivas e trade-offs estratégicos
– Curva de valor e gaps estratégicos
– Inovação de valor

Rede de valor

– Cadeia de valor e cadeia produtiva
– Criação e captura de valor de cadeia
– Verticalização e desverticalização
– Reconstruindo a cadeia de valor

Ativos e competências estratégicas

– Ativos tangíveis e intangíveis
– Sustentabilidade da vantagem competitiva
– Árvores de competências estratégicas
– Competência essencial/rigidez essencial
– Ferramentas de avaliação de desempenho global

Este curso faz parte das trilhas e MBAs:

Os cursos do LIT são modulares. Assim, um curso te leva a várias trilhas e otimiza seu aprendizado.

Ver mais trilhas

Tenha acesso a premiada plataforma digital da Saint Paul, eleita por 5 vezes uma das melhores escolas de negócios do mundo

Conheça os planos

E experimente o LIT por 7 dias sem pagar nada.

Mensal

R$ 159,90/mês
  • Experimente por 7 dias grátis
  • Acesso ilimitado a mais de 100 cursos e 10 trilhas de MBAs
  • Cursos com certificado da Saint Paul
  • Você só será cobrado se não cancelar em 7 dias

Anual

R$ 79,95 /mês R$ 1.918,80 por R$ 959,40 em 12x
  • Experimente por 7 dias grátis
  • Valor promocional com 50% de desconto até 08/07/2020
  • Acesso ilimitado a mais de 100 cursos e 10 trilhas de MBAs
  • Cursos com certificado da Saint Paul
  • Você só será cobrado se não cancelar em 7 dias

Para sua empresa

Consulte-nos
  • Acesso ilimitado a todo o conteúdo
  • Cursos com certificado
  • Dashboard para acompanhamento
  • Descontos progressivos
  • Data learning analytics
Solicite agora