Comece a estudar hoje em um dos mais de 100 cursos e trilhas do LIT por R$ 79,95/mês

Cursos

Análise do Comportamento do Consumidor

20 Horas

Se inscreva com 60% de desconto na LIT Friday

Sobre o curso

Objetivos

Objetivos

O programa tem como objetivo abordar os desafios contemporâneos para as empresas, observando a postura das principais marcas ao enxergar os consumidores como pessoas e discutindo como lidar com as tendências e com os movimentos socioculturais da sociedade.

Corpo Docente

Prof. Fábio Mariano Borges

Prof. Fábio Mariano Borges

Há mais de 25 anos, atua coordenando estudos de comportamento do consumidor, tendências e pesquisas de mercado.  É doutor e mestre em Sociologia do Consumo pela PUC/SP, tem formação em Comunicação e MBA em Marketing pela ESPM e é sociólogo pela USP.  É sócio-diretor da inSearch, empresa de pesquisa especializada em estudo de tendências e consumer insights, atendendo a empresas como Google, Twitter, Carrefour, Natura, Walmart, Unilever, Gafisa, entre outras. Já atuou em empresas como DataFolha, Lorenzetti, Editora Abril, Sebrae-SP e participou da fundação do DataPopular, instituto especializado em estudos sobre as classes populares. É único brasileiro com seis projetos de pesquisa aprovados e apresentados em congressos da ESOMAR e é vencedor do Prêmio Mídia Estadão por oito vezes. Tem publicações e participação em vários congressos no Brasil e exterior. É professor universitário há 20 anos, com atuação na ESPM, USP, Fundação Dom Cabral, FGV, Insper e FAAP.

Conteúdo programático

O consumidor contemporâneo

– O consumidor contemporâneo
– O novo foco das marcas: pessoas
– A era das pessoas
– Consumer Insights

Tipologias: a nova segmentação do consumidor

– Tipologias
– BAV: um exemplo de tipologias
– BAV: vencedores e esperançosos

Tendências do comportamento do consumidor

– O que são tendências
– Tendências x Modismos
– Como identificar tendências
– Tendências que estão mudando o consumidor

Processo de compra e finalidade

– Etapas do processo de compra
– Fidelidade dos consumidores
– Tendências no varejo

Este curso faz parte das trilhas e MBAs:

Os cursos do LIT são modulares. Assim, um curso te leva a várias trilhas e otimiza seu aprendizado.

Ver mais trilhas

Tenha acesso a premiada plataforma digital da Saint Paul, eleita por 5 vezes uma das melhores escolas de negócios do mundo

Conheça os planos

E experimente o LIT por 7 dias sem pagar nada.

MENSAL

R$ 200,00/mês
  • Cursos de liderança, finanças, digital, gestão, marketing, empreendedorismo e mais
  • Acesso ilimitado a 150+ cursos, trilhas e aulas ao vivo
  • Certificado da Saint Paul Escola de Negócios
  • Cancele a qualquer momento sem taxa
  • Experimente por 7 dias grátis

ANUAL

R$ 105,00 /mês R$ 1.260 em até 12x
  • 30% de desconto só hoje: de R$ 150 por R$ 105/mês
  • Cashback em dobro como desconto na compra do módulo presencial / telepresencial do MBA da Saint Paul no LIT
  • Cursos de liderança, finanças, digital, gestão, marketing, empreendedorismo e mais
  • Acesso ilimitado a 150+ cursos, trilhas e aulas ao vivo
  • Certificado da Saint Paul Escola de Negócios
  • Experimente por 7 dias grátis

2 ANOS

R$ 90,00/mês R$ 2.160 em até 24x
  • 40% off só hoje: de R$ 3.600 por R$ 2.160 em 24x
  • Cashback em dobro como desconto na compra do módulo presencial / telepresencial do MBA da Saint Paul no LIT
  • Cursos de liderança, finanças, digital, gestão, marketing, empreendedorismo e mais
  • Acesso ilimitado a 150+ cursos e aulas ao vivo
  • Certificado da Saint Paul Escola de Negócios
  • Valor não compromete o limite do cartão
  • Experimente por 7 dias grátis

MBA + 3 ANOS DE LIT

R$ 399,79/mês R$ 9.594,96 em até 24x
  • 33% off só hoje: de R$14.390 por R$ 9.594,96 em 24x
  • 10 trilhas de MBA nas áreas de liderança, finanças, gestão, marketing, mercado financeiro e mais
  • Acesso ilimitado a 150+ cursos por 3 anos
  • Certificação do MBA LIT pela Saint Paul
  • Exclusivo para alunos com graduação completa
  • Valor não compromete o limite do cartão
  • Experimente por 7 dias grátis